Você sabe o que é um alimento funcional?

brph_bem-estar-alimento-funcional-interna_pt-en

Produtos como os nutricosméticos podem ser aliados em tratamentos de beleza, quando acompanhados de orientação e alimentação balanceada

Os alimentos funcionais podem ser naturais ou enriquecidos com aditivos alimentares como vitaminas, minerais dietéticos, Ômega 3 e antocianinas, que podem contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças.

Com a intenção de melhorar a qualidade de vida e dos alimentos ingeridos, algumas empresas criaram e disponibilizaram uma espécie de suplementos ou complementos alimentares, denominados nutricosméticos que amenizam os sintomas de diversos problemas. Entre eles podemos citar os benefícios para o combate ao envelhecimento, fortalecimento de unhas e cabelos, desintoxicação do organismo, emagrecimento, hidratação e diminuição dos sintomas TPM.

O farmacêutico Ronan Loures explica que os nutricosméticos são, geralmente, comercializados na forma de cápsulas, shakes ou sucos prontos para o consumo. “Os produtos podem ser formulados em laboratórios ou em farmácias de manipulação, com a intenção de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo”.

Os nutricosméticos não substituem cremes e tratamentos, mas auxiliam nos resultados. “Outra coisa que as pessoas devem entender é que as cápsulas não devem substituir os alimentos convencionais, os produtos devem ser combinados com uma alimentação balanceada, para proporcionar o efeito desejado. Além disso, o consumo deve ser orientado por um nutricionista ou dermatologista e na hora da compra o farmacêutico é quem pode melhor orientar sobre o produto ideal para cada tipo de organismo.”

X