Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia uma vez por semana

brph_bem-estar-azia-interna_pt-en

Problema é causado pelo refluxo do ácido gástrico do estômago

Depois das refeições você sente queimação, mal-estar ou náuseas? Isso pode ser um sinal de que a comida não fez bem. Mas saiba que você não está sozinho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 milhões de brasileiros sofrem com  queimação no estômago, sintoma causado pela azia e má digestão nas duas primeiras horas depois de se alimentar.

A azia é causada quando o conteúdo do estômago (geralmente ácido) reflui para o esôfago e órgãos próximos como boca, laringe, faringe e pulmões. A sensação de retorno de líquido para a garganta, chamada de regurgitação, e a queimação atrás do peito são sinais clássicos de uma doença chamada refluxo gástrico.

Esse refluxo surge quase sempre depois das refeições. Por isso é importante não comer exageradamente nem tomar muito líquido, medidas que evitam distensão do estômago. Dietas gordurosas também não são recomendadas, já que a gordura leva mais tempo para ser digerida. Mas para que qualquer diagnóstico seja efetivo, é importante a consulta de um médico especialista.

O diagnóstico de refluxo geralmente é feito por meio do exame denominado  endoscopia gástrica, seguido ou não de biópsia da mucosa do esôfago. Contudo, cerca de 50% das pessoas com queixa de azia, que buscam a análise, não apresentam alterações inflamatórias.

X